segunda-feira, 29 de Abril de 2024  19:17
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cozer os cannelones, escorrer e dispor numa toalha de cozinha. Ligar o forno a 200º. Untar um prato de ir ao forno. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
14-08-2014

JOBRA: Ex-aluno com sucesso musical em Londres.


“All the same” é o primeiro single do ex-aluno do CMJ Cristiano Graça, que adoptou o nome artístico de Christian Dee, e ...

“All the same” é o primeiro single do ex-aluno do CMJ Cristiano Graça, que adoptou o nome artístico de Christian Dee, e actualmente é compositor, cantor e produtor em Londres.

Christian Dee tem 21 anos de idade e é natural de Aveiro.

Este jovem é compositor, cantor e produtor. Atualmente mora em Londres onde está a tirar a licenciatura em Songwriting, no Institute of Contemporary Music Performance of London (ICMP).

No Conservatório de Música da Jobra (CMJ) Christian Dee era conhecido pelo seu nome verdadeiro: Cristiano Dinis Fidalgo Graça. Frequentou o Curso Profissional de Instrumentista de Cordas e de Tecla de Nível IV (10.º, 11.º e 12.º ano) entre os anos de 2009 e 2013.

Era frequente vê-lo pelos corredores do CMJ a tocar guitarra clássica, sempre com uma grande vontade de fazer mais e melhor. Sempre foi inseparável da sua guitarra e sempre demonstrou uma grande paixão pela música.

O CMJ esteve à conversa com Christian Dee, nome artístico que adoptou desde que se mudou para Londres, a propósito do lançamento do seu primeiro single “All the same”. Desvendamos algumas das novidades com as quais este jovem nos irá presentear em breve.

Como surgiu o gosto pela música na tua vida? - Eu venho de uma família com uma grande tradição musical e o gosto pela música surgiu bastante cedo, pelo que comecei a ter aulas de música aos quatro ou cinco anos de idade. Desde então, tive oportunidade de explorar estilos musicais diferentes. Inicialmente tive aulas de clarinete e saxofone. Como sou autodidacta comecei também a tocar piano e baixo. Tive ainda a oportunidade de aprender instrumentos tradicionais, frequentei aulas de concertina e aprendi a tocar cavaquinho sozinho. Estudei em várias escolas de música durante a minha infância, no entanto, só comecei a ponderar seguir música assim que iniciei a aprendizagem de guitarra. Comecei a estudar guitarra eléctrica e, mais tarde, guitarra clássica, instrumento com o qual vim a ingressar no Conservatório de Música da Jobra, mais concretamente no Curso Profissional de Instrumentista de Cordas e de Tecla.

Em 2009 ingressaste no Curso Profissional de Instrumentista de Cordas e de Tecla do CMJ. Na tua opinião, este curso foi uma rampa de lançamento para a tua carreira? - Ter estudado música clássica foi crucial! Proporcionou-me rigor e disciplina, qualidades que não teria obtido de outra forma. Quando conclui o Curso Profissional de Instrumentista de Cordas e de Tecla compreendi que esse método e disciplina poderiam ser aplicados a qualquer estilo de música ou até mesmo qualquer situação do dia-a-dia. O Conservatório de Música da Jobra (CMJ) ofereceu-me também várias ferramentas, ao nível de preparação musical, que me ajudaram a ingressar na Universidade. Na minha opinião, é um ótimo Curso para todos os jovens que tenham determinação e que queiram seguir música. O CMJ é o local ideal não só para adquirir conhecimentos musicais mas, também, métodos de estudo e trabalho.

Após conclusão do ensino secundário no CMJ fizeste as malas e partiste para Londres. O que te levou a tomar esta decisão? - Eu comecei a compor e escrever músicas muito cedo e à medida que o tempo foi passando comecei a ter mais certezas de que era mesmo nesta área que gostava de me especializar a nível profissional. Em Portugal ainda não existem licenciaturas tão específicas em Songwriting, curso que frequento no Institute of Contemporary Music Performance of London (ICMP). Estou bastante satisfeito pois fui admitido numa das melhores Universidades do mundo na área musical, onde já estudaram músicos como: Foxes, Luke Patterson (Clean Bandit), Daughter, ED O’Brian (Radiohead), Ben Sargient (The Script), Ben Martinez (Jessie J), Jon Gomm, Loick Essien, Andrea Goldsworthy (Paloma Faith), David Nind (Florence and the Machine), entre muitos outros. Foi uma decisão importante e não me arrependo. Às vezes, batem as saudades de Portugal, mas considero-me uma pessoa com muita sorte por poder ter a oportunidade de estar a estudar e a trabalhar em algo de que realmente gosto.

No dia 19 de julho de 2014 fomos surpreendidos com o lançamento do teu primeiro single, intitulado “All the same”, com música e letra da tua autoria. Fala-nos sobre este tema. - “All The Same” foi um tema que escrevi aqui em Londres, a ideia principal surgiu quando estava no metro, era uma daquelas viagens que parece que nunca mais têm fim! Como não tinha nada para fazer naquele momento, comecei a olhar à minha volta e reparei que todas as pessoas sentadas à minha frente eram de países e classes sociais bastante diferentes. Era abismal! Mas todos nós tínhamos uma coisa em comum: estávamos a partilhar o mesmo espaço. Esse foi o conceito base que me fez desenvolver o tema. É uma música que tem como objectivo fazer algumas pessoas pensar duas vezes, em relação à forma como tratam outras de classes sociais ou países diferentes, bem como um apelo à paz em geral. É um tema de união e essa foi a principal mensagem que tentei passar com o vídeo. Queria que o meu primeiro single tivesse uma mensagem positiva.

Há poucos dias, apresentaste a versão acústica e ao vivo de “All the same”. Achaste importante mostrar o teu lado mais intimista? - Sim, sem dúvida. Quando comecei a adquirir mais conhecimentos de produção musical comecei a interessar-me mais por música electrónica, contudo achei bastante importante fazer uma versão acústica e ao vivo de “All The Same”. Quanto mais simples é a produção mais fácil é também para as pessoas prestarem mais atenção à letra. Esse foi o meu principal objectivo.

As críticas ao teu primeiro single têm sido muito positivas. Estás surpreendido com o sucesso do tema “All the same”? - O feedback do meu primeiro single tem sido muito bom. É incrível como no segundo dia após o upload do vídeo fui contactado por uma marca de loja de roupa em Londres para usarem o meu tema. E uma semana depois recebi uma crítica fantástica da canção feita pela Press Team de uma Editora Londrina. Não estava à espera de ter tantas pessoas a verem e a partilharem o videoclip tanto em Portugal como na Inglaterra. Até porque se trata de uma música original e de um artista que nunca ninguém tinha ouvido falar. Estou bastante satisfeito, estou no início da minha carreira e a visualização e partilha do meu vídeo tem sido fantástica e crucial. Desde já, deixo aqui o meu muito obrigado a todas as pessoas.

O CMJ sabe que tens mais músicas gravadas. Em breve, poderemos contar com o lançamento de um novo single? E para quando o lançamento de um álbum? - Quanto ao álbum não sei mas está previsto o lançamento de um EP (Extended play) intitulado “Raise your voice!”, com quatro músicas, previsto para o final do mês de Setembro. O EP é todo da minha autoria e tive o prazer de trabalhar em Wembley, colaborando com produtores fantásticos que trabalharam com artistas como: Muse, Elton John, Plan B, The Clash,Travis, James Yuill, entre outros artistas. Foi uma óptima experiência e aprendi bastante nesta colaboração. “All The Same” é um dos temas que irá fazer parte desse EP e vai estar disponível a nível mundial no iTunes, Spotify e Amazon e estará à venda por todo o Reino Unido. O lançamento do EP será também acompanhado de um outro videoclip que, provavelmente, irá começar a ser filmado no dia 19 de Agosto, para outra das músicas do EP.

Já tens concertos agendados? - Já comecei a ensaiar com a banda que me vai acompanhar ao vivo. Irei fazer uma pequena tour por Inglaterra, na qual a maior parte dos concertos terão como base diferentes locais em Londres. As datas estão a ser agendadas com os promotores para depois do lançamento do EP. Posteriormente, não pretendo fazer grandes planos, pois ainda estou no início da minha carreira. Mas certamente que vou continuar a trabalhar da mesma forma que tenho feito até agora, conciliando sempre com os meus estudos na Universidade. O objectivo é fazer mais concertos e trabalhar em novas músicas para futuros lançamentos.

Nascido em 1992, em Portugal, Christian Dee de 21 anos (nome verdadeiro Cristiano Dinis Fidalgo Graça) é cantor, compositor e produtor, residente actualmente em Londres. A sua música pode ser caracterizada como Electro Pop e com elementos de dance music. Christian Dee entrou no mundo da música desde muito jovem, estudou Música Clássica começando por tocar diferentes instrumentos musicais como guitarra e piano, posteriormente levando-o a escrever e produzir as suas próprias músicas. Durante a sua adolescência o seu percurso musical integrou várias bandas onde teve oportunidade de desenvolver novas competências musicais. Parte do seu percurso profissional voltado para a produção musical, leva-o mais tarde a enveredar pelo caminho da música electrónica. Residindo em Londres desde 2013, Christian Dee concentra-se em desenvolver e aperfeiçoar as suas competências musicais abrindo novos horizontes à sua sonoridade. O lançamento do seu primeiro single, “All The Same” juntamente com o Videoclip no início deste verão, faz parte do seu EP de originais intitulado “Raise your voice!”com previsão de lançamento para o final de Setembro. A música de Christian Dee demonstra influências do British Pop como por exemplo, "Example", "Calvin Harris", "Bastille", “John Newman”,“Rudimental” e “Clean Bandit”. As suas influências de Electro Pop contribuem para a composição de temas comercialmente apelativos com letras de carácter específico. Considera ser um artista profissional e motivado, com uma personalidade forte e uma ambição que sempre o leva à realização dos seus objectivos.

Texto: JOBRA


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®